segunda-feira, 20 de abril de 2015

Conheça o Pitohui, o único pássaro venenoso do planeta

Uma das mais chocantes e recentes descobertas científicas relacionadas ao reino animal, com certeza, está relacionada a essa pequena ave, dona de penas de cores vibrantes, da espécie Pitohui. Original das florestas da Nova Guiná, os pesquisadores garantem que esse  é o primeiro e o único (pelo menos até o momento) pássaro venenoso do planeta!
Estudos apontam que os Pitohui, especialmente os de coloração mais forte, contam com toxinas tão potentes em suas penas e pele que são capazes de imobilizar os músculos de suas vítimas. Aliás, o veneno do pássaro é tão forte que pode mesmo ser fatal, uma vez que consegue paralisar até mesmo os músculos do coração!
1
Segundo quem entende do assunto, a toxina com a qual a ave é munida se chama homobatracotoxina e é usada por essa espécie para se defender de predadores ou na hora da caça. O venenamento acontece quando a substância entra em contato com a boca, os olhos, as mucosas nasais ou com a pela machucada da vítima, sendo conduzida por essas áreas diretamente para a corrente sanguínea e, consequentemente, para o coração.
O veneno do Pitohui, inclusive, foi descoberto por acasa, certa vez, quando o pesquisador Jack Dumbacher, da Academia de Ciência da Califórnia, em visita à Nova Guiné, foi arranhado por essa ave. Segundo seus relatos, na hora ele começou a sentir na pele os efeitos da toxina e, como reflexo, chupou a área ferida. No mesmo instante, então, o cientistas começou a sentir na boca o formigamento e a queimação, característicos da homobatracotoxina. Foram os nativos do lugar que alertaram o pesquisador sobre a ave, até então desconhecida pela ciência.
2
Hoje em dia, já catalogado, estudos levantam a hipótese de que o pássaro conte com essa característica incomum devido à sua alimentação. Isso porque o Pitahui vive, basicamente, de besouros da família Melyridae, que são uma fonte poderosa da toxina encontradas nas penas dessa espécie de aves. Pelo menos é isso que acontece com os sapos Dendrobatidae, que também se alimentam de insetos também venenosos, como as formigas, e possuem alcaloides, uma toxina também venenosa, super potentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário